Principal Notícias NR 18 “SAÚDE E SEGURANÇA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO- CAPACITAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO”

“SAÚDE E SEGURANÇA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO- CAPACITAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO”

2840

Nos dois primeiros sábados de abril, 01 e 08, ocorreram, no SITICOM Joaçaba, o treinamento voltado aos trabalhadores registrados e autônomos da região, sobre a Norma Regulamentadora nr18. Treinamentos estes que visam mostrar aos obreiros as medidas de segurança a serem seguidas nos ambientes de trabalho e da conscientização da importância da segurança em suas vidas.

Como se sabe, a quantidade de acidentes de trabalho, ainda mais no setor da construção, é muito grande, falando-se em mundo, Brasil, Santa Catarina e na nossa região. De acordo com o Ministério da Previdência Social, em 2014 ocorreram 704.136 acidentes de trabalho, são 14,20 acidentes a cada mil trabalhadores. Isto, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), custou aos cofres públicos 18,98 bilhões de reais devido à auxílio-doença previdenciário, R$2,51 bi devido ao auxílio-doença acidentário, além das aposentadorias por invalidez que custaram cerca de R$40,6 bi.

Para que haja a diminuição na ocorrência dos acidentes laborais, o papel do  trabalhador neste quadro é essencial, pois  a consciência de que deve-se fazer segurança, trabalhar com segurança, parte de cada um. Portanto os treinamentos tem sido muito importantes para que os trabalhadores se sintam e sejam os principais agentes da segurança dentro das obras.

O que é passado durante os treinamentos é um pouco do que os trabalhadores podem fazer para que saiam de casa de manhã e retornem às suas famílias no final do dia com saúde e, principalmente, com vida.

Afinal, POR QUE CORRER RISCOS?, (link do vídeo).

ARTIGOS SIMILARES

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta